Região Grande Florianópolis

Sonar é usado em buscas por adolescente desaparecido no mar

Equipamento utiliza ondas sonoras para detectar e localizar objetos subaquáticos

Autor
Sonar é usado em buscas por adolescente desaparecido no mar
Fotos: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Nesta terça-feira (11), o Corpo de Bombeiros dá continuidade às buscas pelo menino de 13 anos que desapareceu no mar da Praia dos Ingleses, em Florianópolis. O adolescente tomava banho de mar ao final da tarde de domingo (9), quando uma amiga da mesma idade o viu afundando próximo ao Posto de Guarda-Vidas 02.

PUBLICIDADE

As equipes iniciaram a procura pelo garoto logo após o acionamento da menina, ainda no domingo. No primeiro dia, o helicóptero Arcanjo 05 e o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) também foram empenhado, mas não o encontraram. Nesta segunda-feira (10), as buscas também contaram com um equipamento “Sonar”, que utiliza ondas sonoras para detectar e localizar objetos subaquáticos.

Conforme expica a corporação, o Sonar emite pulsos de som que viajam pela água e, ao atingirem um objeto, refletem de volta para o equipamento. Ao medir o tempo que o som leva para retornar e a direção do eco, o sonar pode determinar a distância e a localização do objeto. Dependendo das condições da água, como turbidez e temperatura, pode atingir um alcance de até um quilômetro, ficando de um a dez metros de profundidade.

Assim como no dia anterior, a procura pelo adolescente teve fim ao pôr do sol desta segunda-feira. No entanto, às 7h desta terça as equipes já se preparavam para retomar as buscas.

Buscas por garoto desaparecido no mar continuam com uso de sonar

Relacionadas