
O soldado da Polícia Militar de Santa Catarina Lucas Pereira Santos, do 7º Batalhão, recebeu uma homenagem na Assembleia Legislativa. De acordo com o deputado estadual Sargento Lima, autor da proposta, o soldado Lucas “demonstrou excepcional coragem, preparo técnico e espírito de serviço público. Ele fez isso ao intervir em uma situação crítica registrada no viaduto da BR-282. Nas proximidades do Shopping Itaguaçu, em São José, no dia cinco de fevereiro.
Na ocasião, Lucas e sua equipe encontraram uma mulher sentada sobre o muro de proteção do viaduto. Em “evidente estado de vulnerabilidade e risco de morte”, exigindo uma ação imediata e precisa para evitar uma tragédia. “Imediatamente, o soldado identificou a situação de perigo iminente e, com notável habilidade. Conseguiu intervir no momento oportuno. e imobilizou a mulher e afastando-a da zona de risco. Evitando, assim, um desfecho trágico”, elogiou o deputado, no documento apresentado na Alesc. “Sua atitude não apenas evitou a perda de uma vida, mas também evidenciou o compromisso inabalável da Polícia Militar com a preservação da vida humana. Sendo um exemplo de dedicação, heroísmo e profissionalismo que engrandece a instituição e inspira toda a sociedade catarinense”, finalizou Sargento Lima.
“A gente não pode mensurar o valor de uma vida. Uma vida vale muito, vale até o risco da nossa própria vida. Esta é a missão da Polícia Militar, é a nossa missão no sétimo batalhão, e a gente dá a nossa vida pela segurança da sociedade”, destacou o soldado, na solenidade na Alesc, agradecendo pelo reconhecimento feito pelo deputado.
A entrega da moção ocorreu na quarta-feira (19), e contou com a presença do vereador de Itapema Saulo Ramos, que é cabo da PM.