Região Mundo

Sobe para 1,6 mil o número de mortos após terremoto na Tailândia

O Serviço Geológico dos EUA estima que fenômeno pode ter deixado mais de 10 mil mortos

Autor
Sobe para 1,6 mil o número de mortos após terremoto na Tailândia
Foto: Foto: Sai Aung MAIN / AFP

Neste sábado (29), autoridades já confirmam que o número de mortos na Tailândia após terremoto está em 1.644 pessoas. Além disso, feridos somam 2.376. A tragédia aconteceu em um forte terremoto que atingiu a Tailândia e a China, nesta sexta-feira (28).

PUBLICIDADE

Em Bangkok, nove morreram e 101 estão desaparecidos sob os escombros de um prédio de 30 andares, que estava em construção e desabou.

O epicentro do terremoto foi a 16 quilômetros a noroeste de Sagaing, em Mianmar, a uma profundidade de 10 quilômetros. O tremor ocorreu por volta das 13h21 em Bangkok, madrugada no horário de Brasília, e foi o mais forte registrado no mundo desde 2023, segundo dados do USGS compilados pela Bloomberg. Um segundo tremor de magnitude 6,4 foi registrado na mesma região, informou o órgão.

O número de mortos está aumentando a cada nova atualização das autoridades. O Serviço Geológico dos EUA estima que fenômeno pode ter deixado mais de 10 mil mortos.

O país teme um número maior de vítimas devido ao desabamento de casas, prédios, pontes e centros religiosos. Veja imagens:

O local já é severamente afetado por um conflito civil que começou com o golpe de estado das Forças Armadas, em 2021. Por fim, forças de segurança continuam na busca por sobreviventes.

Leia também: Vídeo: terremoto derruba prédio de 30 andares, deixa mortos e feridos – Guararema News

Veja o momento em que o prédio de 30 andares desaba:

Vídeo: Redes Sociais

Consequências do terremoto

A bolsa tailandesa suspendeu as negociações e governo criou um centro de emergência 24h. A primeira-ministra da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, declarou Bangkok como “zona de emergência”. A área metropolitana de Bangkok abriga mais de 17 milhões de pessoas, muitas das quais vivem em apartamentos.

Em Mianmar, a mídia estatal relata que duas pontes colapsaram e diversos edifícios foram destruídos em ao menos cinco cidades. A cidade de Yangon teve registro de pessoas abandonando prédios correndo.

Na capital Naipidau, o terremoto danificou santuários religiosos e algumas casas. Em Mandalai, a segunda maior cidade do país, os tremores destruíram parte do antigo palácio real e alguns prédios, de acordo com relatos nas mídias sociais. Em Sagaingue, uma ponte de 90 anos despencou.

Veja outro vídeo que circula nas redes sociais:

Relacionadas