A Secretaria da Administração Prisional (SAP) realizou, na manhã desta quinta-feira (19), mais uma transferência de presos, recambiando 30 internos. São detentos de várias unidades prisionais do Estado, que foram conduzidos primeiro para Florianópolis e, na operação desta quinta, retornaram para o Rio Grande do Sul.
De acordo com a SAP, são detentos que não possuem nenhum processo em Santa Catarina, e que foram presos no estado por terem mandados de prisão em aberto. A operação, organizada pelo Departamento de Polícia Penal da Secretaria, contou com um ônibus, cinco viaturas, e 25 policiais.
A transferência foi mais uma vez planejada junto ao secretário de Assuntos Prisionais e Socioeducativos do RS, para efetivar o retorno dos presos, o que vai desafogar o sistema prisional catarinense, segundo a SAP. Essa é a segunda transferência para o Rio Grande do Sul em menos de um mês. Somente em 2024, mais de 700 detentos já foram transferidos para os seus estados de origem.
“A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa tem como principal objetivo a segurança da nossa população. Somente este ano foram 700 presos transferidos, que estavam nas unidades prisionais de Santa Catarina. O que resulta em grande economia para os cofres públicos, além de contribuir diretamente para a segurança da população catarinense”, destacou o secretário da SAP, Carlos Alves.