A Fraport, empresa que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, iniciou nessa Segunda-feira (3), a limpeza do terminal. A empresa informou que a reforma devido aos estragos deve custar cerca de R$300 milhões.
A estrutura ainda passou por uma vistoria por representantes do governo federal. A limpeza consiste em uma ampla varredura em toda a extensão das pistas e pátios de aeronaves para a retirada de entulhos e detritos.
Segundo informações da administradora, a vistoria só foi possível, pois a água baixou no entorno do aeroporto. Contudo, o nível do Lago Guaíba voltou a subir nessa madrugada, o nível da água estava abaixo da cota de inundação desde sábado (1º).
A Fraport afirma que ainda não é possível detalhar o valor total dos danos e quais equipamentos precisarão ser substituídos ou reparados. Enquanto o Salgado Filho não volta a operar, a Base Aérea de Canoas tem recebido voos comerciais em caráter emergencial.
O Salgado Filho deve reabrir em dezembro. Porém, o ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, afirma que isso só acontecerá após a análise da pista de pousos e decolagens, em julho.