
Foi identificado como Rafael Luciano dos Santos, de 27 anos, o preso que escapou do Complexo Prisional da Canhanduba, em Itajaí, na manhã desta quinta-feira (10). Ele cumpria em regime semi-aberto uma pena por crimes de roubo, tentativa de furto, uso de documento falso e também por organização criminosa.
De acordo com informações prestadas no começo da tarde pela Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), Rafael participava de uma atividade laboral de trabalho nas dependências do presídio, quando saiu do local sem que os agentes prisionais percebessem.
O complexo prisional da Canhanduba fica na Estrada Geral João Tomaz Pinto, no bairro Canhanduba, em Itajaí. Ele tem capacidade para abrigar aproximadamente 1.800 detentos, mas frequentemente opera com superlotação. Atualmente, a unidade está com mais de 2.500 detentos, excedendo sua capacidade.
As buscas ocorreram por durante toda a tarde, até o início da noite, sem sucesso. A Polícia investiga uma denúncia de que Rafael recebeu ajuda de duas mulheres que residem nas imediações do presídio. Elas teriam fornecido roupas e alimentos para o fugitivo, e também deixaram o local logo em seguida. Policiais estiveram na moradia, mas não encontraram ninguém.
De acordo com a Sejuri,Rafael havia retornado de um benefício de sete dias em liberdade. As circunstâncias e dinâmica da fuga estão sendo apuradas pela equipe da Corregedoria-Geral da Secretaria e somente poderão ser confirmadas após a análise técnica e criteriosa das imagens disponível e depoimentos de servidores e testemunhas.