Nessa quarta-feira (2), uma denúncia foi protocolada no Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT) para investigar situações insalubres que vêm acontecendo no campus da Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). O Restaurante Universitário (RU) foi inundado pelo esgoto.
Situações como vazamentos de gás, incêndio de lâmpada e até inundação de esgoto na cozinha têm preocupado a comunidade que frequenta o Restaurante Universitário.
A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Trabalhadores da Ufsc (Sintufsc) e pelo Sindicato dos Empregados em Asseio e Conservação de Florianópolis (Sindlimp). De acordo com a denúncia, no RU trabalhadores e os usuários correm recorrentes riscos de acidentes e perigo de contaminação alimentar.
O Sintufsc, mostrou, em sua rede social, uma inundação de esgoto que atingiu o RU da UFSC. De acordo com o sindicato, o registro foi feito na segunda semana de setembro e a situação piorou no decorrer do mês.
No mesmo mês, o Restaurante Universitário teve que ser fechado duas vezes por episódios de vazamento de gás na cozinha. Segundo Giana Laikovski, coordenadora-geral do sindicato, a situação do RU é urgente e os riscos podem aumentar.
De acordo com o site do RU, o restaurante produz cerca de 10 mil refeições balanceadas e diversificadas diáriamente aos alunos do Campus Trindade, totalizando aproximadamente cinco toneladas de alimentos.
Uma perícia sanitária feita em julho avaliou as condições de trabalho e situação higiênica do Restaurante Universitário e o laudo sanitário já mostrava precariedade da estrutura. O laudo destacou que “as condições higiênico-sanitárias apresentam riscos para a saúde e a integridade física dos trabalhadores”.
Posicionamento da Reitoria da UFSC
A Reitoria da UFSC e a direção do RU ainda não se pronunciaram sobre a denúncia. O Gabinete da Reitoria da UFSC informou que terá um posicionamento oficial em breve.