O responsável pelo ataque ao CEI Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, que matou crianças e deixou outras cinco feridas em abril de 2023, vai a júri popular. O julgamento ocorrerá no Fórum de Blumenau, no dia 29 de agosto deste ano, com início previsto para as 8h.
A decisão foi divulgada na tarde desta sexta-feira (24), pelo juízo da 2º Vara Criminal da comarca de Blumenau. Outra etapa importante para a realização do julgamento é o sorteio dos jurados, que ocorrerá no dia 15 de julho.
Serão sorteadas 25 pessoas, além de 15 suplentes. No dia do júri, antes do início da sessão, será realizado um novo sorteio para definir o Conselho de Sentença, composto por sete jurados.
O acusado foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por quatro homicídios qualificados e cinco tentativas de homicídio qualificado. As qualificadoras consideradas foram motivo torpe, meio cruel, uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas e crime contra menores de 14 anos.
Por conta do envolvimento de menores, o processo tramita sob sigilo.
Relembre o ataque
No dia 5 de abril do ano passado, a creche particular, localizada no bairro Velha, em Blumenau, foi invadida por um desconhecido. Um homem de 25 anos, armado com uma machadinha, pulou o muro do CEI Cantinho Bom Pastor, e matou quatro crianças com golpes na cabeça e pescoço.
Outros cinco alunos ficaram feridos, foram hospitalizados e sobreviveram. O assassino fugiu de moto, mas foi preso logo em seguida e confessou o crime. Em outubro, o Poder Judiciário decidiu que ele irá a júri popular. As vítimas foram:
- Bernardo Cunha Machado – 5 anos
- Bernardo Pabst da Cunha – 4 anos
- Larissa Maia Toldo – 7 anos
- Enzo Marchesin Barbosa – 4 anos