Nessa quarta-feira (18), um grupo de três amigos realizava caça subaquática em uma região próxima a Ilha das Aranhas, no norte de Florianópolis. Contudo, ao retornarem para a superfície perceberam a falta de um deles.
No final da tarde, por volta das 18h, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência de resgate ao mergulhador desaparecido. Dois mergulhadores ligaram para o 193 relatando que um terceiro estava desaparecido após o mergulho.
Logo após o chamado, o Corpo de Bombeiros enviou uma equipe ao local para atender a ocorrência. Os bombeiros enviaram ao local o helicóptero Arcanjo-01 e a embarcação Resgate-05, um Bote Inflável da Base da Barra da Lagoa.
Em uma ação rápida e eficiente, as equipes localizaram o mergulhador com vida no costão da Praia do Santinho, nadando em direção à praia. Contudo, os bombeiros resgataram a vítima com segurança.
Os bombeiros recomendam que mergulhadores sempre pratiquem a atividade acompanhados, utilizem equipamentos de segurança adequados e em bom estado de conservação.
Além disso é fundamental informar a localização exata do mergulho a conhecidos, verificar as condições meteorológicas antes da atividade e sempre carregar dispositivos de sinalização para emergências.
É fundamental também respeitar os limites pessoais de experiência e estar com bom condicionamento físico para a prática do mergulho.