A Polícia Civil conseguiu recuperar uma carga avaliada em R$ 270 mil que havia sido furtada na terça-feira (3) de um estabelecimento localizado em Palhoça, na Grande Florianópolis. Além disso, a força de segurança também deteve um grupo de receptadores.
De acordo com o que foi informado pela corporação, a investigação começou após os representantes da empresa terem relatado o furto em uma de suas lojas, declarando que os ladrões teriam levado, pelo menos, 47 caixas de cigarros.
A partir da informação de que tais itens seriam enviados para a receptação, foi organizada uma ação policial a fim de abordar os envolvidos. A operação foi realizada com sucesso e a carga foi interceptada.
Os policiais empenhados conseguiram identificar e recuperar os produtos que teriam sido subtraídos e deter os receptadores. Além disso, em nome de um dos suspeitos havia um mandado de prisão ativo pelo crime de roubo. Todos foram conduzidos para a Central de Plantão de Polícia.
Receptação
O crime de receptação está previsto no artigo 180 do Código Penal e é descrito pela legislação brasileira como adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte.
Esse crime é considerado parasitário, uma vez que depende da ocorrência de um delito anterior, como furto, estelionato ou roubo. A pena pode chegar a quatro anos de reclusão, acrescida de multa. Se a receptação for cometido com alguma qualificadora, como no caso acima, a pena será maior.