
A chuva que caiu em Santa Catarina acabou causando ocorrências em Blumenau, no Vale do Itajaí. Embora a cidade não tenha registrado enchente – para o alívio dos moradores – quedas de muro e de uma árvore mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
A queda do muro é a ocorrência mais recente, que aconteceu na noite deste domingo (14), na Rua Ipojuca, no bairro Fortaleza. A via é uma transversal da Rua Fritz Koegler. A estrutura atingiu uma casa vizinha. Por isso, a família que mora no local foi orientada a sair do imóvel.
A residência permanece interditada. O muro que desabou atingiu parte do telhado. Nesta segunda-feira (15), técnicos da Defesa Civil farão uma avaliação no local para verificar se há condições da família voltar pra casa. Por fim, ninguém se feriu.
Já na região Sul da cidade, foi a queda de uma grande árvore que assustou os moradores. O incidente ocorreu por volta das 9h45min deste domingo na Rua Guarapari, nas proximidades do número 900, no bairro Progresso.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, era um Ipê Amarelo, que – devido às chuvas – desabou sobre a rua, provocando a obstrução total da via. Os socorristas fizeram o corte e a retirada da árvore da via pública, que ficou interditada durante os serviços.

Ocorrências x nível do rio
Enquanto o solo encharcado preocupa por conta da possibilidade de deslizamentos de terra, o AlertaBlu monitora o nível do Rio Itajaí-Açu. O pico foi registrado neste domingo (14), às 16h, quando chegou a marca de 5,56 metros.
Depois, começou o declínio. Na medição das 7h desta segunda-feira (15), o nível era de 5 metros na cidade de Blumenau. Em Rio do Sul, no Alto Vale, às 7h15min, o Rio Itajaí-Açu estava em 6,13 metros. A cidade continua em situação de alerta.