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Queda de avião que matou 260 pessoas pode ter ocorrido por corte de combustível

Laudo preliminar apontou que interruptores de controle do combustível moveram-se abruptamente

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Queda de avião que matou 260 pessoas pode ter ocorrido por corte de combustível
Foto: Reprodução/Internet

Descoberta durante as investigações preliminares sobre a queda do avião que matou 260 pessoas em junho deste ano, na Índia, mostra reviravolta no caso. O relatório preliminar do Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos da Índia divulgado nesta sexta-feira (11) ainda não traz conclusões, mas detalha fatos em 15 páginas. Agora, o foco da investigação está na conversa que trata sobre o combustível da aeronave.

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Gravações da caixa-preta com as conversas entre pilotos do avião antes da tragédia revelaram que 29 segundos após a decolagem, os dois interruptores de controle de combustível do Boeing 787 Dreamliner, de 12 anos, moveram-se abruptamente para a posição cut-off (ou desligar), privando os motores de combustível e provocando perda total de potência.

“Por que você desligou o combustível?”, um dos pilotos teria perguntado. Enquanto o outro responde que não teria feito. Na decolagem, o copiloto pilotava o avião, enquanto o comandante supervisionava.

Por fim, a investigação descartou a possibilidade de falha nos flaps, dispositivos que auxiliam na sustentação durante a decolagem. O combustível utilizado passou por teste e estava dentro dos padrões. Até o momento, não foram feitas recomendações à Boeing ou à fabricante dos motores. Contudo, ainda não há data definida para conclusão do relatório final.

A aeronave, um Boeing 787-8 com 242 pessoas a bordo, caiu pouco depois de decolar do aeroporto de Ahmedabad, no oeste da Índia, no dia 12 de junho. Apenas uma pessoa sobreviveu. Na queda, o avião atingiu um alojamento de faculdade de Medicina e uma residência. No total, 29 pessoas que estavam no local morreram na hora.

Cronologia dos acontecimentos no avião conforme relatório

Confira a divulgação dos dados de acordo com o horário local:

  • 13h38:39 – Decolagem da aeronave.
  • 13h38:42 – Botões de distribuição de combustível são desligados, e os motores começam a perder potência.
  • 13h38:47 – Acionamento da RAT (turbina de emergência), usada em falhas críticas.
  • 13h38:52 e 13h38:56 – Os botões de combustível dos dois motores são religados.
  • 13h39:05 – Um dos pilotos declara emergência com o chamado “Mayday”.
  • 13h39:11 – Os gravadores de dados e voz são interrompidos, indicando o impacto com o solo.

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