Região Joinville / Jaraguá

Quadrilha envolvida em fraudes e sequestros é desarticulada

As penas para o grupo podem passar de 40 anos de prisão

Quadrilha envolvida em fraudes e sequestros é desarticulada

Uma operação realizada, na manhã desta sexta-feira (11), pela Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão a Roubos do Departamento de Investigações Criminais de Joinville (DIC), cumpriu 16 mandados de busca e apreensão. Suspeitos que integravam uma quadrilha envolvida em fraudes bancárias, estelionatos, extorsões e sequestros também foram presos.

As investigações tiveram início em 2022, quando o grupo sequestrou uma vítima em São Paulo e exigiu o pagamento de resgate. Porém, o valor acabou depositado em contas controladas pela quadrilha em Santa Catarina. Na ação, a Polícia Civil prendeu em flagrante uma mulher responsável por recrutar “laranjas” para abrir contas bancárias usadas para movimentar o dinheiro do crime.

Os policiais identificaram um homem de 32 anos, morador de Joinville, como chefe da organização criminosa. Assim, os policiais o encontraram no bairro Floresta com 12 celulares, dados de contas bancárias de terceiros e senhas de acesso a aplicativos. Durante a prisão, a Polícia Civil também apreendeu computadores, mais celulares, entorpecentes e dinheiro em espécie.

A quadrilha responde por crimes como organização criminosa, furto qualificado com fraude, uso de documentos falsos, estelionato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e extorsão mediante sequestro. Por fim, eles cometeram delitos que, juntos, podem render penas superiores a 40 anos de prisão.

PUBLICIDADE

Relacionadas