Um projeto criado dentro do Complexo Prisional do Vale do Itajaí, acaba de virar um programa de Estado e agora poderá ser replicado em outras unidades de Santa Catarina.
O ReabilitaCão, acolhe animais abandonados e ensina uma profissão a detentos. Além disso, o projeto recebeu indicação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária para se tornar ferramenta de ressocialização nas cadeias do Brasil.
O programa começou há quatro anos, com a construção de um canil dentro do complexo e a oferta de cursos de adestramento canino, auxiliar de veterinário, banho e tosa. Além disso, a cada três dias de serviço, um dia é reduzido da pena. Os próprios detentos foram responsáveis por construir o canil.
Os animais chegam através de uma ONG parceira e ali são cuidados pelas mãos dos detentos. Desde janeiro de 2020, cerca de 300 detentos receberam formação e nenhum retornou ao sistema prisional.
Os apenados com bom comportamento, que estão em regime semiaberto e não foram condenados por crimes sexuais estão aptos para a seleção para participar do programa. São pelo menos 20 internos por turma.