O programa Rede Catarina de Proteção à Mulher comemorou sete anos de atuação em Blumenau, no Vale do Itajaí. O projeto, que visa prevenir violência doméstica e familiar contra a mulher, já atendeu mais de cinco mil mulheres na cidade.
Lançado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) em 2016 na cidade de Chapecó, no Oeste do Estado, o programa faz parte de uma série de ações preventivos da PMSC. Sendo assim, surgiu a partir de práticas bem-sucedidas em todo o Brasil, como o Guardião Maria da Penha.
A partir daí, o programa se expandiu por todo o estado, sendo implantado em Blumenau em novembro de 2017. Desde então, o programa Rede Catarina de Proteção à Mulher já acompanhou mais de 6 mil processos com pedidos de medidas protetivas de urgência. Além disso, ainda atendeu mais de 5.300 mulheres, vítimas de violência doméstica ou familiar.
Atualmente, a Polícia Militar acompanha mais de mil medidas protetivas válidas em Blumenau, através do programa. O projeto tem como pilar três eixos principais: ações de proteção, policiamento direcionado ao problema e solução tecnológica.
Rede Catarina de Proteção à Mulher comemora aniversário
Para comemorar os sete anos da implementação do Rede Catarina em Blumenau, a PMSC realizou um evento com mulheres que já foram ou estão sendo atendidas pelo programa. Desse modo, houve uma palestra com uma psicóloga com o tema “Você É a Sua Maior Prioridade”.
O comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Alberto Filippi, ressaltou a importância do programa para a população de Blumenau e ressaltou o orgulho que sente pelo trabalho desenvolvido em busca de proteger mulheres vítimas de violência doméstica.