A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) conta, pela primeira vez em sua história, com um carro elétrico que integra sua frota. O veículo ficará sediado no 35° Batalhão de Polícia Militar, em Braço do Norte, cidade da região sul catarinense. A equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) do município utilizará a primeira viatura elétrica da unidade.
A PMSC adquiriu o veículo por meio de uma parceria com o Conselho da Comunidade, o Poder Judiciário e o Ministério Público. O Byd Dolphin Mini é um automóvel 100% elétrico, movido por um motor que utiliza energia armazenada em baterias recarregáveis.
A equipe do Proerd usará a viatura para trabalhar na prevenção às drogas e à violência. O carro elétrico também reduzirá custos, pois possui baixo custo de manutenção. Além disso, desempenhará um papel crucial para a natureza, já que opera sem a queima de combustíveis fósseis. Dessa forma ajudando a diminuir os níveis de dióxido de carbono na atmosfera.
Sobre o Proerd
O Proerd é uma ação internacional criada pelo Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983. Atualmente, o programa está presente em todos os 50 estados americanos e em 58 países.
No Brasil, ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e desde 2002 está presente em todos os estados brasileiros.
Em Santa Catarina, o Proerd foi implementado pela primeira vez no 6° Batalhão de Polícia Militar, sediado em Lages. Rapidamente se espalhou por todo o estado, tornando-se uma das ferramentas mais eficazes e diretas no combate à prevenção às drogas. Estimativas do Governo Estadual e da PMSC apontam que o custo do projeto para cada criança atendida não ultrapassa R$ 13, um valor considerado baixo pela sua importância nas escolas catarinenses.
Somente neste ano, mais de mil e setecentas crianças se formarão pelo programa Proerd na área do 35º BPM, na região de Braço do Norte, onde o primeiro veículo elétrico da PM atuará.