
A Polícia Civil localizou e apreendeu 87 galos de rinha que estavam em situação de maus tratos, em Florianópolis. Os animais estavam confinados em pequenas gaiolas, nos fundos de uma casa, no bairro Pantanal. De acordo com a Polícia, eles estavam sendo usados em eventos chamados de “rinha”, que são competições calndestinas onde os animais são colocados para duelar até a morte.
Além disso, uma grande parte dos galos apresentava mutilçações no corpo, o que altera o desempenho e a resistência durante as rinhas. A operação ocorreu na semana passada, mas sõ ganhou divulgação nesta segunda-feira (7).
Paca chegar no local onde estavam as gaiolas, os policiais precisaram subir por escadas. No local, um perito médico-veterinário, oficial da corporação, verificou as condições de saúde dos animais. Os galos estavam sem água limpa disponível e com cortes na crista, barbela, orelha e esporão, amputações que foram feitas para a prática, segundo a Polícia Civil. Na casa, ainda havia um ringue e outros materiais utilizados para “treino” das aves, que foram apreendidos.
O responsável pelos galos foi conduzido à Delegacia de Proteção Animal e pode responder pelo crime de maus-tratos. Os 87 animais envolvidos foram apreendidos.