
A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina flagrou na quinta-feira (10) uma intervenção ambiental ilegal no município de Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis. A ação envolvia o desmatamento ilegal de vegetação nativa que faz parte do Bioma Mata Atlântica, com o uso de máquinas de grande porte.
Durante um patrulhamento às margens da rodovia BR-282, que liga Florianópolis à Serra catarinense, a guarnição policial observou movimentação irregular de terra e a retirada de árvores nativas. No local, os policiais encontraram duas caçambas, um trator de esteira com lâmina de nivelamento e uma draga também sobre esteiras, todos em funcionamento no momento da abordagem.
Espécies nativas soterradas no desmatamento
De acordo com os policiais, os responsáveis derrubaram diversas árvores de espécies nativas. No entanto, por conta do soterramento da vegetação, ainda não foi possível identificar ou quantificar os exemplares suprimidos.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, vão ocorrer novas diligências para dimensionar a área total degradada e os impactos ambientais provocados pela intervenção.
A Polícia Militar Ambiental vai autuar os responsáveis conforme a legislação ambiental vigente, tanto nas esferas administrativa quanto criminal. Por fim, os agentes reforçam que seguem comprometidos com a preservação dos recursos naturais e com o combate a crimes ambientais em todo o estado de Santa Catarina.