Menos de dois meses após uma ação policial que prendeu em agosto um homem suspeito de comandar um esquema de corrupção envolvendo a Prefeitura de Anita Garibaldi, a cerca de 100 quilômetros de Lages, na Serra Catarinense, a Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (9) a segunda fase da Operação Trapaça, uma operação contra corrupção. Desta vez, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão na casa de empresários e também em sedes de empresas suspeitas de participar de um esquema de fraude na licitação para aquisição de cobertura asfáltica.
Em agosto, quando o suspeito foi preso, as investigações apuravam fraudes em licitações para contratação de merendeiras. Analisando os documentos, os policiais acabaram se deparando com outro esquema fraudulento. De acordo com a Polícia, a mesma quadrilha fraudou uma licitação para a contratação de uma empresa para realizar serviços de asfaltamento nas ruas de Anita Garibaldi.
A partir dos relatórios da Polícia Civil, foi instaurada a investigação pelo Ministério Público, que solicitou a expedição dos mandados de busca. A operação contou com o apoio das delegacias de Polícia de Anita Garibaldi, Celso Ramos, Abdon Batista, Campo Belo do Sul, Fraiburgo e 3°DP de Lages. Foram cumpridas ordens judiciais em Anita Garibaldi, Abdon Batista, São José do Cerrito e Fraiburgo.
O esquema é comandado por integrantes da organização criminosa que se infiltrou na Prefeitura e passou a gerenciar contratos de prestação de serviços. O material apreendido será agora encaminhado ao Ministério Público e à Polícia Científica.
A Polícia ainda tenta identificar outros membros da quadrilha para que possam ser responsabilizados e respondam pelos seus crimes.
A Prefeitura de Anita Garibaldi se manifestou sobre a operação, informando que a investigação se concentra apenas no Setor de Licitações, e que todos os esclarecimentos necessários foram prestados às autoridades, e que segue colaborando com as investigações, onde todos os servidores também foram colaborativos com a operação.
O atual prefeito de Anita Garibaldi é João Cidinei da Silva (PL). Henrique Menegazzo (União) foi eleito para assumir o cargo a partir de janeiro. Henrtique fez 61,12% dos votos, contra 33,67% do candidato do PL, apoiado pelo prefeito, Toni Schoenardie.