A Polícia Civil de Brusque recuperou um trator utilizado em um esquema de compra e venda fraudulenta. O equipamento, da marca Massey Ferguson, modelo MF250, serviu como isca em uma negociação entre vendedor e comprador, ambos enganados na transação. A investigação da Delegacia de Polícia da Comarca de Brusque localizou o veículo no bairro Bateas. O trator foi alvo de uma fraude em São Pedro de Alcântara, onde as investigações ainda estão em andamento.
Segundo a Polícia Civil, o trator foi adquirido por meio de um esquema de estelionato por triangulação. Nesse tipo de fraude, o criminoso se apresenta como interessado na compra do veículo, mas alega que repassará o bem a outra pessoa, que também é uma vítima enganada e vai até o local onde o trator está.
Crime começa pela Internet
Os criminosos publicavam anúncios falsos na internet, oferecendo veículos a preços muito abaixo do valor de mercado para atrair vítimas interessadas na compra.
Para enganar as duas vítimas, os estelionatários instruíam o proprietário a não comentar sobre as condições da venda e pediam à outra vítima para não falar sobre o valor da compra. Dessa forma, ambas as vítimas acreditavam estar fazendo um excelente negócio.
Ao mesmo tempo, o criminoso fornecia ao comprador uma conta bancária para o depósito ou transferência do valor do veículo. Com medo de perder a oportunidade, o comprador, sem verificar os detalhes, realizava o pagamento na conta indicada pelo criminoso, acreditando estar fechando um bom negócio. No entanto, tudo não passava de uma fraude.
Para enganar o vendedor, o criminoso prometia efetuar o pagamento assim que as vítimas finalizassem a transação. O vendedor, percebia que tinha sido enganado assim que o criminoso desaparecia após receber o dinheiro do comprador, deixando ambos no prejuízo.
A Polícia Civil de Brusque alerta que esse tipo de golpe é muito comum. Para evitar cair nessa fraude, é essencial que tanto o vendedor quanto o comprador não se deixem levar por ofertas tentadoras e sejam transparentes durante a negociação. O mais importante é que o comprador faça o depósito diretamente na conta bancária indicada pelo próprio vendedor, e nunca em contas de terceiros.