Região Balneário / Itajaí / Itapema

Polícia prende guarda municipal acusado de agredir deficiente

Outro servidor de Balneário Camboriú está foragido

Autor
Polícia prende guarda municipal acusado de agredir deficiente
Foto: Deficiente vítima das agressões / Reprodução

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou uma operação nesta quinta-feira (11) para cumprir dois mandados de prisão preventiva contra Guardas Municipais de Balneário Camboriú. Eles são suspeitos de torturar uma pessoa com deficiência mental no dia 26 de janeiro deste ano.

PUBLICIDADE

De acordo com a Polícia Civil a prisão de um dos suspeitos em sua residência. O segundo suspeito não foi encontrado nos endereços indicados e é considerado foragido. Na primeira fase da operação, realizada em 22 de abril, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos e, ainda assim, nos armários dos Guardas Municipais.

No entanto, nesta quinta-feira (11), após um recurso, o Tribunal de Justiça determinou a prisão preventiva dos envolvidos. A Divisão de Investigação Criminal (DIC) e a Delegacia da Comarca de Balneário Camboriú realizaram a ação.

Crime e Tortura

Segundo a denúncia, os guardas abordaram o homem enquanto ele se protegia da chuva sob uma marquise na Avenida Marginal Oeste, na noite de 26 de janeiro deste ano.

Após agredi-lo e torturá-lo, os guardas municipais abandonaram a vítima desacordada nas margens da BR-101, na cidade de Itajaí. Uma equipe da concessionária Arteris Litoral Sul encontrou o homem e o encaminhou ao hospital. Após os médicos atenderem-no, eles o liberaram, e, em seguida, a família denunciou a agressão.

Na época, a prefeitura informou que já havia iniciado um procedimento disciplinar para apurar o caso e afastou os guardas das atividades na rua. A Justiça também emitiu uma ordem judicial proibindo os acusados de se aproximarem da vítima e das testemunhas do caso.

Até o fechamento desta reportagem, a prefeitura de Balneário Camboriú não se manifestou sobre a prisão dos envolvidos. Também não há informações sobre o andamento do processo administrativo envolvendo os guardas municipais.

A Guarda Armada da Prefeitura de Balneário Camboriú é um órgão ligado diretamente à estrutura municipal e seu objetivo é promover ações de segurança pública no território municipal.