Região Santa Catarina

Polícia Civil incorpora à frota 105 veículos apreendidos por mandados

Carros foram distribuídos para as equipes de investigação do estado

Autor
Polícia Civil incorpora à frota 105 veículos apreendidos por mandados
Foto: Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil de Santa Catarina informou nesta segunda-feira (12) que, desde o início de 2023, já incorporou à frota da corporação 105 veículos que foram apreendidos ou sequestrados de criminosos em cumprimento a mandados judiciais.

PUBLICIDADE

O balanço é feito desde o início da gestão do governador Jorginho Mello. De acordo com a própria corporação, alguns dos veículos são de luxo. Um levantamento preliminar, considerando os valores praticados na tabela FIPE, revelou que o valor dos 105 carros soma aproximadamente R$ 3,6 milhões.

Em Santa Catarina, a PCSC tem feito a lição de casa e além de combater o crime e prender o criminoso, ainda usa o patrimônio dos criminosos contra eles”, diz a nota da Polícia Civil. Conforme o delegado-geral da corporação, Ulisses Gabriel, o produto do crime foi revertido para a segurança da sociedade.

Os veículos foram distribuídos pelas regiões do estado e estão sendo utilizados pelas equipes de investigação, segundo a polícia.

Mandados judiciais

As ordens judiciais que autorizam a apreensão de um bem são classificadas como mandados de busca e apreensão. Trata-se de uma ordem expedida por um juiz, ordenando que se apreenda algo que está sob o poder de outra pessoa ou em certo lugar, para ser levado a juízo e aí ficar sob custódia do próprio magistrado, mesmo que em poder de um depositário por ele designado ou do depositário público.

Um mandado de busca e apreensão também pode ser expedido para pessoas, principalmente menores abandonados ou quando os pais estão em demanda de divórcio ou anulação de casamento.