Uma cadeia de crimes de ameaça, furto de gado e extorsão provocou uma operação da Polícia Civil promovida nesta quinta-feira (22). Os delitos ocorreram na cidade de Celso Ramos, entre o Planalto Serrano e o Meio-Oeste Catarinese, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul. Além dos agentes da delegacia de comarca da cidade, também participaram das buscas policiais das DPs vizinhas de Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Abdon Batista e Cerro Negro.
As investigações iniciaram assim que a vítima procurou a Polícia em Celso Ramos. O pecuarista relatou que estava ocorrendo furtos de gado na sua propriedade, uma chácara situada no interior do município. No local, os policiais encontraram partes do animal e algumas ferramentas abandonadas pelos criminosos.
Após um período de investigações, os policiais conseguiram identificar os suspeitos, que estavam tentando intimidar a vítima e seus familiares através das redes sociais, com ameaças. Além disso, os bandidos tentavam obter mais vantagens, oferecendo vigilância aopecuarista e também a outros produtores da região, para evitar novos furtos.
Assim que a Justiça autorizou as buscas, os policiais foram até os endereços ligados aos suspeitos e encontraram dois rifles, uma espingarda, uma pistola e uma arma modificada, além de munições de diversos calibres. Um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, mas foi liberado na delegacia após pagar uma fiança.
Todo o material apreendido foi encaminhado à perícia da Polícia Científica. As investigações prosseguem para analisar os objetos apreendidos e novas prisões podem ocorrer nos próximos dias.