A Polícia Científica de Santa Catarina inaugurou nesta semana em Florianópolis sua nova unidade no bairro João Paulo. Além disso, a cerimônia contou com a presença do Governador Jorginho Mello, da Perita-Geral Andressa Boer Fronza, além de autoridades, servidores e convidados.
Localizado na Rodovia João Paulo, 3185, o edifício moderno teve um investimento de R$ 7 milhões, recursos que vieram do Governo do Estado. Com área total de 2.554,72 metros quadrados, com distribuição por quatro pavimentos, o projeto de estrutura se projetou para atender demandas técnicas. Além disso, também demandas operacionais da Polícia Científica, proporcionando melhores condições de trabalho aos servidores e adequação às normas dos laboratórios especializados.
As obras, iniciadas em 2013, enfrentaram inúmeros desafios ao longo da execução. Em 2023, o Governo do Estado reassumiu o compromisso em priorizar a conclusão da obra. A partir daí, a construção recebeu as adequações necessárias, tornando-se um marco na modernização da Polícia Científica.
Grande passo da Polícia Científica
A nova unidade reforça a capacidade técnica da instituição, acompanhando a expansão de serviços e a criação de divisões inovadoras, como a Medicina Veterinária Forense. Além disso, também o Laboratório de Análise de Água e Efluentes e as Unidades de Custódia para vestígios de locais de crime.
Em seu discurso, a Perita-Geral Andressa Boer Fronza sublinhou: “hoje celebramos mais um grande passo para a Polícia Científica de Santa Catarina. Esta unidade é fruto de um trabalho coletivo, que enfrentou desafios ao longo dos anos, mas soube priorizar com determinação e compromisso. Com uma infraestrutura moderna e funcional, estamos ampliando nossa capacidade de oferecer respostas técnicas e científicas à sociedade. Continuaremos trabalhando para modernizar outras unidades em todo o estado, garantindo que nossos servidores tenham as melhores condições para desempenhar suas funções e que a população seja atendida com excelência”, disse ela.