A Polícia Militar de Gaspar, no Vale do Itajaí, intensificou a segurança na noite deste sábado (21) com uma grande operação para combater crimes relacionados à perturbação do sossego alheio envolvendo motociclistas, durante um arrancadão clandestino. Os policiais flagraram escapamentos abertos ou adulterados, documentação atrasada e algazarras nas proximidades da BR-470, próximo à divisa com a cidade de Blumenau.
Conforme o Boletim de Ocorrência, viaturas de Blumenau reforçaram a ação. Após receber várias denúncias pela Central de Emergência, o Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) foi até as margens da rodovia federal. No local foram encontradas mais de 20 motociclistas promovendo infrações de trânsito.
Ao constatar a grande quantidade de motos, os policiais solicitaram apoio do Batalhão de Blumenau. Três unidades reforçaram a operação, incluindo o PPT, guarnições da ROCAM (de motos) e do Canil.
Durante a ação, os agentes apreenderam 20 motocicletas com irregularidades. Para transportar os veículos ao pátio de apreensões, a operação utilizou quatro guinchos. Apesar de alguns tentarem fugir, os motociclistas não conseguiram escapar devido ao efetivo da Polícia Militar, que agiu para impedir as evasões. A Polícia Militar, dessa forma, acabou com o arrancadão clandestino.
Infração prevista em lei
O Código Brasileiro de Trânsito (CBT) estipula multa de R$ 195,23 para casos de adulteração de escapamentos ou utilização de peças não registradas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
As autoridades, além de aplicarem a multa, apreendem o veículo e só o liberam após o proprietário substituir o equipamento por outro devidamente legalizado. Essa medida busca reduzir barulhos excessivos que perturbam o sossego alheio e contribuem para a poluição sonora ambiental.