A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (11) a Operação Formação Legal III. A ação serviu para fiscalizar empresas de curso de formação de vigilantes.
Foram mobilizados mais de 300 policiais federais para vistoriar 256 escolas de vigilantes em todo o Brasil. Em Santa Catarina, a PF fiscalizou 13 cursos de formação de vigilantes, sendo três na região da Grande Florianópolis, quatro em Joinville, três em Itajaí, um em Criciúma, um em Lages e um em Chapecó.
Operação verifica a formação dos vigilantes
Durante a operação, foram verificadas as regularidades dos cursos, especialmente no que diz respeito ao cumprimento da grade curricular e da carga horária. Além disso, o controle de frequência dos alunos e a quantidade máxima de alunos permitida em sala de aula.
Também foram analisados quesitos como a regularidade dos instrutores e das aplicações de provas; a quantidade mínima de tiros prevista para cada curso, entre outras obrigações legais.
Como funciona a fiscalização
Caso seja constatada qualquer irregularidade administrativa, a empresa autuada poderá sofrer penalidade de advertência, multa e até cancelamento da autorização de funcionamento.
“O objetivo da ação é a melhoria contínua dos cursos e da qualidade da formação dos vigilantes, a fim de evitar desvios de conduta e fortalecer o segmento de segurança privada, que é complementar à segurança pública e fundamental para a proteção da vida e do patrimônio, contribuindo para o bem-estar da população”, declarou a PF em nota.