A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Flygold II, que cumpriu mandados nos estados do Pará, Roraima, Amapá, São Paulo, Paraná e Goiás. No combate ao tráfico de ouro no Brasil, os policiais encontraram um verdadeiro arsenal de guerra, além de dinheiro e munições.
Os policias cumpriram 19 mandados de busca e apreensão e nove de prisão. Essa operação investiga o transporte ilegal de ouro em terras indígenas brasileiras. Segundo investigação da Polícia Federal, a quadrilha movimentou ao longo dos anos cerca de R$ 4 bilhões, oriundos do tráfico. Contudo, ao todo, a polícia sequestrou R$ 615 milhões em bens dos investigados.
Tráfico de ouro no Brasil
Segundo informações da polícia, os suspeitos usavam voos comerciais para fazer o transporte da carga. Conforme o delegado Pedro Melo Carneiro, a maioria dos recrutados para transportar o material era estrangeira. Estima-se que uma tonelada de ouro pode ter sido transportada desta forma.
Durante a ação, a Polícia Federal apreendeu um revólver, uma arma dourada de grosso calibre e carregadores, encontrados nas casas dos investigados. Além disso, dinheiro e carros importados estão entre as apreensões.