
A Polícia Federal (PF) realiza nesta terça-feira (30) uma grande operação nacional chamada Leafdown, destinada a combater os crimes de armazenamento e difusão de material de abuso sexual infantil. As cinco regiões do país têm mandados de busca, apreensão e prisão, incluindo Santa Catarina.
Cerca de 200 policiais federais cumprem 40 mandados de busca e apreensão nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
Os investigados responderão na justiça pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Até o momento, de acordo com a PF, realizaram 21 prisões e resgataram uma vítima. Em Santa Catarina, cumpriram quatro mandados de busca e apreensão. A operação também cumpriu diligências nas seguintes unidades da federação: Mato Grosso (2); Mato Grosso do Sul (2); Minas Gerais (1); Pará (1); Piauí (1) e Rio de Janeiro (3). Além disso, os estados com mais ações foram Rio Grande do Sul (6), São Paulo (7) e Paraná (10).
O nome da Operação “Leafdown” faz referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que atuam em ambiente cibernético. Essas ações específicas evitam a aquisição de material de abuso sexual infantojuvenil e disponibilização desses arquivos para mais criminosos, inclusive de outros países.

A Polícia Federal faz um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos. A recomendação está tanto para crimes no mundo virtual ou físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Ainda assim, a prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.