Região Grande Florianópolis

PF cumpre mandados em SC em ação contra importação ilegal de vinho

Ordens judiciais estão sendo cumpridas em Palhoça, na Grande Florianópolis

Autor
PF cumpre mandados em SC em ação contra importação ilegal de vinho
Fotos: Divulgação / Polícia Federal

Na manhã desta quinta-feira (7), a Polícia Federal deflagrou a operação Rota do Vinho em seis cidades de três estados, em combate a uma organização criminosa que importava, revendia, transportava e distribuía vinhos de origem estrangeira, sem controle sanitário e documentação legal de importação. Em Santa Catarina, os mandados estão sendo cumpridos em Palhoça, na Grande Florianópolis. A operação também ocorre nas cidades gaúchas de Porto Vera Cruz, Santo Cristo, Três de Maio e Santa Rosa, além de Goiânia, em Goiás.

PUBLICIDADE

As investigações tiveram início com a apreensão, em maio de 2021, de aproximadamente duas mil garrafas de vinho de origem estrangeira, sem qualquer documentação fiscal que comprovasse a licitude do ingresso no país. A partir daí, a PF identificou uma organização criminosa que importava vinhos da Argentina pela região de Porto Vera Cruz e posteriormente organizava o transporte, armazenamento e distribuição dos produtos para Santa Catarina e Goiás.

Conforme informado pela PF, as cargas eram transportadas com notas fiscais falsas, normalmente com a identificação do produto como suco de uva, e eram mantidas em distribuidoras até seguirem para o consumidor final.

Os investigados deverão responder pelos crimes de contrabando, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As penas, somadas, podem chegar a 22 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

Veja mais imagens da ação:

Relacionadas