
Na última terça-feira (22), mais de 30 animais foram resgatados de um local conhecido como Rancho dos Profetas, em Joinville, na região Norte de Santa Catarina. O espaço pertence à igreja Imagem e Semelhança, atualmente no centro de uma controvérsia envolvendo o pastor Ailton da Silva Novaes, que recentemente admitiu ter traído sua esposa.
A denúncia chegou ao gabinete da vereadora Liliane da Frada (Podemos) por meio de membros da própria congregação. “Fomos até o local verificar a situação e confirmamos que os animais estavam sem acesso a água e comida. Resgatamos 34 galinhas e um coelho”, relatou a parlamentar.
Também estiveram no local a delegada Tânia Harada, representantes da Polícia Científica e do Centro de Bem-Estar Animal. Durante a vistoria, foram identificadas possíveis infrações ambientais, incluindo a construção irregular dentro do leito de um rio. “Foi aberto um inquérito para investigar denúncias de maus-tratos aos animais e construção ilegal em área protegida”, afirmou a delegada Harada.
A igreja Imagem e Semelhança se manifestou por meio de nota publicada nas redes sociais, afirmando que os animais recebiam cuidados adequados. “Os animais do Rancho são tratados diariamente por um profissional capacitado, com alimentação apropriada, água potável e ambiente salubre”, informou o comunicado assinado pela bispa Cintia Carla, esposa do pastor Ailton.
Relembre a polêmica em que o pastor de Joinville se envolveu
O nome de Ailton Novaes ganhou repercussão em Joinville após um episódio polêmico ocorrido no dia 30 de junho, durante um culto. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram dois fiéis confrontando o pastor, acusando-o de infidelidade e de ter comprado um carro para sua suposta amante com recursos da igreja. A situação gerou tumulto e a Polícia Militar precisou intervir para conter a confusão.
Posteriormente, o pastor Ailton gravou um vídeo ao lado de sua esposa, no qual se defendeu das acusações. “O carro é meu. Eu tinha outro veículo, vendi e comprei este novo parcelado. Estão dizendo que usei dízimo da igreja para presentear uma amante, mas isso não é verdade. Não existe nenhuma prova”, afirmou.
Ele também rebateu suspeitas de envolvimento com lavagem de dinheiro. “Estão usando um episódio antigo. Houve uma denúncia anônima nos acusando de lavagem de dinheiro. O Ministério Público investigou todos os nossos documentos e fomos inocentados”, explicou.
Na mesma gravação, Ailton Novaes admitiu ter cometido adultério. “Eu cometi um erro grave. Traí minha esposa, pequei. Venho a público pedir perdão aos irmãos, em nome de Jesus”, declarou.