Na tarde dessa terça-feira (8), a Polícia Civil prendeu uma mulher, de 23 anos, em Joinville, cidade localizada ao Norte de Santa Catarina, por ter comprado e mantido em uma gaiola em casa, um papagaio-do-peito-roxo, ameaçado de extinção.
De acordo com o registro policial, o caso aconteceu no bairro Itaum e o resgate do animal silvestre só foi possível após a Polícia Civil receber uma denúncia anônima através do Disque-Denúncia.
A pessoa denunciante pediu fiscalização da polícia informando que haveria uma ave silvestre em um estabelecimento comercial, em condições de maus-tratos. Logo o recebimento da denúncia, uma equipe foi mobilizada para fazer a checagem.
Durante a fiscalização, a mulher apresentou aos policiais uma nota fiscal e um certificado de origem relacionadas ao animal silvestre. Contudo, ainda no local, os policiais verificaram a documentação e atestaram a falsificação.
Ela afirmou ter adquirido o animal legalmente. No entanto, a possibilidade foi afastada pelas autoridades em razão da afirmação por parte dela de ter pago pelo animal valor inferior a R$ 2 mil, sendo que na nota fiscal, que era falsa, o valor atribuído era de R$ 6 mil.
A mulher foi presa em flagrante pelos crimes de uso de documento falso, maus-tratos e manutenção irregular em cativeiro de animal silvestre ameaçado de extinção. Ela foi encaminhada ao presídio de Joinville, onde permanece à disposição da Justiça.