Região Blumenau

Operação Terabyte resgata menino e prende cinco pessoas em SC

Ao todo, estão sendo cumpridos 141 mandados em todo o país

Autor
Operação Terabyte resgata menino e prende cinco pessoas em SC
Foto: Divulgação / Polícia Federal

A operação Terabyte, deflagrada na manhã desta quarta-feira (24) pela Polícia Federal contra o abuso sexual infantil, resgatou um menino e prendeu cinco pessoas em flagrante em Santa Catarina. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Tijucas (2), Ponte Serrada (2), Canoinhas (1), Lages (1) e Rio do Sul (1). A última cidade foi a única onde ninguém foi preso.

PUBLICIDADE

Em Canoinhas, a Polícia Federal e a Polícia Militar catarinense resgataram o menino que estaria na casa do investigado no momento em que ele foi preso. Supostamente, a criança morava com ele.

Ao todo, a ação está simultaneamente, cumprindo 141 mandados de busca e apreensão, em todas as unidades da federação. O nome escolhido foi “Terabyte” porque é o mesmo dado à unidade de armazenamento de dados cibernéticos e que equivale a 1 mil gigabytes. A ação investiga, primordialmente, indivíduos que possuem ou trafeguem na internet em busca de material de abuso sexual infantil. 

A PF salientou que, entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, o Setor de Capturas já cumpriu 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais que estavam pendentes de cumprimento

A força de segurança nacional orientou ainda, os pais e responsáveis, por meio de nota, acerca da importância de monitorar e orientar menores de idade, tanto sobre o mundo virtual quanto sobre o mundo físico, a fim de protegê-los dos riscos.