
Quatro pessoas foram presas nesta quinta-feira (7) por agentes da Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville, no litoral Norte catarinense. Os policiais cumpriram um total de 12 ordens judiciais dentro da chamada operação Statera, que investiga uma série de golpes contra idosos. As prisões e também as buscas e apreensões ocorreram em quatro endereços na cidade de Balneário Camboriú e também em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
No estado vizinho, a operação contou com o apoio de agentes da 2ª Delegacia de Polícia e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas de Passo Fundo/RS (Draco).
Três dos presos foram em cumprimento a mandados de prisão que a Justiça catarinense expediu. Uma quarta pessoa foi para a prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. A Justiça determinou ainda o bloqueio de bens dos acusados, como veículos, contas bancárias e criptoativos, que são moedas virtuais eletrônicas.
A Operação Statera já havia levado para atrás das grades outros oito suspeitos de envolvimento com os crimes, todos presos no final de julho. O grupo, de acordo com as investigações, praticava estelionatos através dos golpes contra idosos do bilhete premiado em cidades do Sul do Brasil.