Região Balneário / Itajaí / Itapema

Operação Recomeço: Itajaí alcança marca histórica de 92 dias sem homicídios

Crimes violentos não são registrados desde 21 de abril

Autor
Operação Recomeço: Itajaí alcança marca histórica de 92 dias sem homicídios
Foto: Arquivo - Divulgação / Secretaria de Segurança Pública de Itajaí

A cidade de Itajaí alcançou nesta terça-feira (22) uma marca histórica na segurança pública: 92 dias consecutivos sem registro de homicídios. O resultado consolida o município como referência estadual em ações de prevenção à violência, impulsionado principalmente pela Operação Recomeço, em vigor desde o início do ano.

PUBLICIDADE

A nova contagem teve início no dia 21 de abril, após o último assassinato registrado na cidade. Com isso, Itajaí superou o recorde anterior de 91 dias sem mortes violentas, alcançado desde que os dados passaram a ser monitorados em 2008. Diversas forças de segurança conquistaram esse resultado por meio de um trabalho integrado e contínuo.

A Operação Recomeço, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, une esforços da Guarda Municipal, Codetran, Polícia Civil, Polícia Militar e da Secretaria de Assistência Social. Desde janeiro, o município vem intensificando ações ostensivas e de inteligência, com foco no combate ao tráfico de drogas, roubos e outros crimes que afetam diretamente a integridade dos cidadãos.

Atuação por vários bairros

A operação começou no bairro Nossa Senhora das Graças e, em pouco tempo, as equipes expandiram as ações para outros pontos críticos da cidade. Com isso, além da queda nos homicídios, Itajaí também registrou redução de 47% nos roubos e de 25% nos furtos, além do aumento expressivo nas apreensões de entorpecentes.

De acordo com o prefeito Robison Coelho, os dados refletem o compromisso da gestão com a segurança da população. “Batemos o recorde com 92 dias sem homicídios, o melhor número desde 2008, quando tínhamos praticamente metade da população atual. Esses resultados mostram que o trabalho conjunto entre Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal funciona e traz resultados concretos”, destacou.

O secretário de Segurança Pública, Ettore Stenghele, também celebrou os avanços. “Esse número traduz o esforço diário de planejamento, inteligência e trabalho conjunto das forças de segurança. Mas, acima de tudo, é uma conquista da população de Itajaí”, afirmou.