Região Balneário / Itajaí / Itapema

Operação prende 14 pessoas por furto de veículos e recupera 18 carros em SC

Operação Nexus reúne Polícia Civil, Inteligência da PM e PRF nesta quarta-feira

Autor
Operação prende 14 pessoas por furto de veículos e recupera 18 carros em SC
Foto: divulgação

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu 14 pessoas nesta quarta-feira (18), numa operação que busca desarticular uma quadrilha especializada em furto de veículos, aduletração e extorsão. Denominada de Operação Nexus, a iniciativa busca cumprir até o final do dia 20 mandados de prisão e outros 33 de busca e apreensão, nas cidades de Joinville, Araquari e Itajaí, no litoral Norte do estado.

PUBLICIDADE

A Operação mobiliza cerca de 150 policiais, coordenados pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da DEIC (Diretoria Estadual de Investigações Criminais), num trabalho que também envolve o setor de inteligência da Polícia Militar de Joinville e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com o delegado Diego Azevedo, o grupo criminoso é suspeito de furto de veículos em pelo menos 100 caminhonetes de luxo. Os crimes ocorreram em Joinville, Penha, Balneário Piçarras, Itajaí, Navegantes, Brusque, Balneário Camboriú e Itapema. Os veíoculos fortados iam para o Paraná, de onde passavam por desmanche ou eram levados ao Paraguai.

A força-tarefa já conseguiu recuperar mais de 80% dos veículos furtados, segundo as autoridades. Durante o cumprimento dos mandados de busca e prisão, foram apreendidas drogas e uma arma de fogo. Onze dos suspeitos presos estão entre os 20 que constam nas ordens emitidas pelo juiz Fernando Busarello, da Vara Regional de Garantias de Joinville. Os outros três foram presos em flagrante, foram autuadas pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico de drogas e posse de arma de fogo.