
A segunda fase da Operação Hereditarium foi deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina. A ação visa investigar a contratação ilegal de empresa para coleta de resíduos em Pomerode, no Vale do Itajaí.
Na manhã desta quinta-feira (13), os policiais cumpriram seis mandados de busca domiciliar em Pomerode e Joinville. Portanto, o foco são novos suspeitos de envolvimento no esquema.
Investigação da Polícia
A investigação apura a contratação emergencial de uma empresa pelo SAMAE em Pomerode. Ou seja, a suspeita dos policiais é de que o contrato foi direcionado e superfaturado em 70%. A empresa contratada pertence à mesma família da anterior, que tinha contrato via licitação.
Agora, a polícia busca provas de que os novos investigados manipularam orçamentos e requisitos técnicos. Sendo assim, o objetivo era favorecer a empresa contratada.
A primeira fase da operação identificou indícios de irregularidades no contrato emergencial em julho de 2024.

Dessa forma, as autoridades analisam os materiais apreendidos nas buscas. A polícia ouvirá os envolvidos em depoimentos e interrogatórios. Em seguida, a equipe policial encaminhará o inquérito ao Ministério Público para análise.
Por fim, a operação contou com apoio de diversas delegacias especializadas.
Por meio de nota, a Prefeitura de Pomerode se manifestou sobre o caso. Confira a nota na íntegra:
A Prefeitura de Pomerode informa que está ciente da deflagração da segunda fase da Operação Hereditarium pela Polícia Civil de Santa Catarina, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 13 de março de 2025. A operação investiga contratações emergenciais realizadas pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de 2021 e 2024, referentes aos serviços de coleta de resíduos domiciliares.
Reiteramos que o SAMAE é uma autarquia com administração independente. Contudo, a Prefeitura de Pomerode está comprometida com a transparência e a integridade na gestão pública.
A administração municipal permanece à disposição das autoridades competentes para colaborar com as investigações e reforça seu compromisso com a legalidade e a ética na gestão dos serviços públicos.
* Reportagem atualizada às 11h20 desta quinta-feira (13).