Região Santa Catarina

Operação da PF contra grupo que vendeu 43 mil armas tem alvos em SC

Megaoperação cumpre mandados em 10 estados, nos Estados Unidos e Paraguai

Autor
Operação da PF contra grupo que vendeu 43 mil armas tem alvos em SC
Fotos: Ilustrativa

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (5), a megaoperação Dakovo contra um grupo suspeito de distribuir armas para as maiores facções criminosas do Brasil. Santa Catarina está entre os dez estados em que os 85 mandados estão sendo cumpridos.

PUBLICIDADE

As ordens judiciais se dividem em 25 de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 54 de busca e apreensão. Além dos dez estados no Brasil, os mandados também estão sendo cumpridos no Paraguai e nos Estados Unidos.

A estimativa da PF é que a organização criminosa tenha movimentado aproximada R$ 1,2 bilhão nos últimos três anos, importando cerca de 43 mil armas da Europa para o Paraguai e revendendo às facções brasileiras.

Uma empresa localizada em Assunção, no Paraguai, é apontada como a responsável pela importação de milhares de pistolas, fuzis e munições de diversos fabricantes europeus sediados na Croácia, Turquia, República Tcheca e Eslovênia.

Conforme informado pela PF, as armas eram raspadas e revendidas a grupos intermediários atuantes na fronteira entre Brasil e Paraguai. Em seguida, chegavam ao destino final: as facções.

Investigação

A ação é fruto de uma investigação iniciada em 2020, quando dois homens foram presos em flagrante na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia, com 23 pistolas e dois fuzis com sinais de adulteração, munições e carrgadores.

Desde então, a PF já recolheu 659 armas em apreensões realizadas entre Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Ceará.

Veja mais fotos da operação:

Relacionadas