Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (25) a Operação Nacional Terabyte, que cumpriu simultaneamente mais de 100 mandados em vários estados do país. Entretanto, em Santa Catarina, a equipe do Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGAECO) cumpriu um mandado de busca e apreensão, na cidade de Gaspar.
A Polícia Científica de Santa Catarina acompanhou a ação. No combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, este movimento policial promove a integração entre as forças da lei na identificação e aplicação penal em criminosos que armazenam e compartilham material de abuso sexual infantojuvenil.
No combate ao crime
O nome escolhido para a operação foi “terabyte” porque é o mesmo dado à unidade de armazenamento de dados cibernéticos. Esta Operação Nacional Terabyte investiga, primordialmente, indivíduos que possuem ou trafeguem grande quantidade de material de abuso sexual infantil.
A Polícia Federal organizou esta ação no intuito também de demonstrar o compromisso dos agentes públicos envolvidos na defesa da dignidade sexual de crianças e adolescentes vítimas.
O que compõe o GAECO e CyberGAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é composta pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. As equipes trabalham em conjunto na identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Já o CyberGAECO é uma força-tarefa especializada. É formada por integrantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Penal, da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros Militar. Os profissionais buscam identificar, prevenir e reprimir infrações penais praticadas em ambientes virtuais. Esta estrutura está inserida no GAECO.