Região Blumenau

Operação combate o tráfico de pássaros silvestres no Vale

Mais de 150 aves já foram apreendidas; sete pessoas levadas à delegacia

Autor
Operação combate o tráfico de pássaros silvestres no Vale
Fotos: Divulgação / Polícia Civil

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Santa Catarina e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) combate o tráfico de animais silvestres, no Vale do Itajaí. Os trabalhos começaram na manhã desta terça-feira (27) e já resultaram na apreensão de mais de 150 pássaros.

PUBLICIDADE

Policiais da Delegacia de Proteção Animal (DPA) e do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Blumenau estão cumprindo 20 mandados de busca e apreensão domiciliar contra 12 suspeitos nas cidades de Blumenau, Indaial, Gaspar, Luiz Alves. Além de São José dos Pinhais, no Paraná.

Até o momento, além dos pássaros apreendidos de diversas espécies, também foram recolhidas diversas armadilhas para capturas de espécies e aparelhos celulares. Conforme a polícia, sete homens foram conduzidos para sede do DIC Blumenau para prestar esclarecimentos.

Pássaros destinados à rinha são apreendidos na operação

A operação visa o combate ao tráfico de animais silvestres destinados à exploração em “rinha de canários”, onde os pássaros eram colocados para brigar até a morte. Essa prática ilegal movimenta um circuito clandestino de apostas entre os participantes.

Os envolvidos podem responder processo pela pratica do crime previsto no artigo 29, parágrafo 1º, III, lei 960598, que prevê pena detenção seis meses a um ano. Além de multa, que pode variar de R$ 50 até o valor máximo de R$ 50 milhões.

Confira abaixo mais imagens da operação da polícia:

Relacionadas