Região Brasil

Operação aérea da Voepass é suspensa por falta de segurança

Investigação sobre a empresa teve início após queda de avião que deixou 62 pessoas mortas

Autor
Operação aérea da Voepass é suspensa por falta de segurança
Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira (11), está suspensa a operação aérea da Voepass em território brasileiro. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tomou esta medida após constatar a “violação das condicionantes” estabelecidas para que a operação prosseguisse dentro dos padrões de segurança adequados.

PUBLICIDADE

A empresa, é formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas e vinha atuando com uma frota de seis aeronaves com voos para 17 destinos, sendo 15 de voos comerciais e outros dois com contrato de fretamento.

“A suspensão vigorará até que se comprove a correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamentos”, disse a Anac, em comunicado.

Queda de avião da Voepass que matou 62 pessoas

Desde a queda do avião da empresa Voepass que caiu deixando 62 pessoas mortas, a Anac deu início à investigação sobre a segurança dos voos. A aeronave que saiu Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, caiu em um vinhedo, no interior de São Paulo.

O avião partiu às 11h46 e tinha como destino o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 13h40, mas perdeu sustentação em voo e colidiu com o solo às 13h22.

A fiscalização da Anac

A Anac identificou a degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa em relação às atividades monitoradas e o descumprimento sistemático das exigências feitas. Além disso, houve reincidência de irregularidades que já haviam sido consideradas sanadas, além da “falta de efetividade” no plano de ações corretivas.

Desta forma, a Anac considerou “uma quebra de confiança” em relação aos processos internos da empresa devido a evidências de que os sistemas da Voepass perderam a capacidade de dar respostas à identificação e correção de riscos.

Cancelamento dos voos

Passageiros que tiveram os voos cancelados devem terão direito ao reembolso ou reacomodação em outras companhias. As solicitações podem ser feitas junto aos locais de compra.

Nota oficial da Voepass

A Voepass Linhas Aéreas informa que recebeu a notificação da ANAC de suspensão de sua operação e iniciou as tratativas internas para demonstrar, conforme solicitado, sua capacidade de garantir os níveis de segurança exigidos pela agência reguladora.

A companhia reitera que sua frota em operação é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança.

Essa decisão tem um impacto imensurável para milhares de brasileiros que utilizam a aviação regional todos os dias e contam com seu serviço, por isso, colocará todos seus esforços para retomar a operação o mais breve possível.

Relacionadas