A Polícia Científica de Santa Catarina coletou 21 espécies de insetos em cadáveres em diferentes estágios de decomposição. Esses insetos foram coletados em corpos de ambientes variados do Planalto Norte Catarinense.
A partir dessas coletas, a Polícia Científica fez uma descoberta importante, pois encontrou duas espécies de insetos em cadáveres humanos pela primeira vez. As novas espécies foram detalhadas em um artigo científico da instituição.
O primeiro artigo, intitulado “Entomological data from the first year of the Forensic Entomology Division formalization at Santa Catarina Scientific Police”, analisa dados entomológicos de 34 casos entre janeiro de 2022 e julho de 2023.
As espécies identificadas são Peckia intermutans e Sarcophaga ruficornis. As espécies foram registradas pela primeira vez colonizando cadáveres humanos.
Para a Perita-Geral, Andressa Boer Fronza, “Santa Catarina realiza um trabalho pericial muito qualificado em todas as divisões técnicas da PCISC, e as perícias em entomologia forense tem contribuído para se elucidar crimes e agilizar investigações mais complexas”.
A Entomologia Forense ainda é uma ciência pouco explorada no Brasil, com poucos estudos de casos publicados. Santa Catarina destaca-se como um dos poucos estados brasileiros em que a perícia oficial utiliza vestígios entomológicos para estimar o intervalo pós-morte.