Região Santa Catarina

Polícia Científica de SC identifica novas espécies de insetos em cadáveres

As espécies foram registradas pela primeira vez colonizando cadáveres humanos.

Autor
Polícia Científica de SC identifica novas espécies de insetos em cadáveres
Foto: Divulgação / Governo do Estado - SC

A Polícia Científica de Santa Catarina coletou 21 espécies de insetos em cadáveres em diferentes estágios de decomposição. Esses insetos foram coletados em corpos de ambientes variados do Planalto Norte Catarinense.

PUBLICIDADE

A partir dessas coletas, a Polícia Científica fez uma descoberta importante, pois encontrou duas espécies de insetos em cadáveres humanos pela primeira vez. As novas espécies foram detalhadas em um artigo científico da instituição.

O primeiro artigo, intitulado “Entomological data from the first year of the Forensic Entomology Division formalization at Santa Catarina Scientific Police”, analisa dados entomológicos de 34 casos entre janeiro de 2022 e julho de 2023.

As espécies identificadas são Peckia intermutans e Sarcophaga ruficornis. As espécies foram registradas pela primeira vez colonizando cadáveres humanos.

Para a Perita-Geral, Andressa Boer Fronza, “Santa Catarina realiza um trabalho pericial muito qualificado em todas as divisões técnicas da PCISC, e as perícias em entomologia forense tem contribuído para se elucidar crimes e agilizar investigações mais complexas”.

A Entomologia Forense ainda é uma ciência pouco explorada no Brasil, com poucos estudos de casos publicados. Santa Catarina destaca-se como um dos poucos estados brasileiros em que a perícia oficial utiliza vestígios entomológicos para estimar o intervalo pós-morte.

Relacionadas