
A Polícia Militar de Santa Catarina vai contar com uma nova central de videomonitoramento em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado. Os equipamentos serão instalados no prédio da antiga Câmara de Vereadores, que será totalmente reformada.
A previsão é de que a conclusão da obra aconteça no primeiro semestre de 2026. A assinatura do edital de licitação ocorreu no dia 7 de julho. Assim, o ato contou com a presença de autoridades locais e estaduais.
A iniciativa prevê a criação da nova sede da 12ª Central Regional da Polícia Militar, que também abrigará a Central de Videomonitoramento. O projeto é financiado com uma emenda parlamentar de R$ 2,3 milhões do deputado estadual Antídio Lunelli (MDB).
“Jaraguá do Sul é uma das cidades mais seguras do Brasil e nosso compromisso é trabalhar para que continuemos sendo referência em segurança pública”, afirmou o deputado.
O sistema contará com câmeras de alta resolução e sensores capazes de captar imagens mesmo em ambientes com baixa luminosidade. Conforme o comandante do 14º Batalhão da PM, tenente-coronel João Carlos Kuze, a estrutura permitirá resposta mais rápida a ocorrências e reforçará o sistema preventivo.
“Teremos uma muralha digital para coibir crimes, uma base muito bem montada e um divisor de águas em termos de segurança pública”, destacou.
A estrutura ainda contará com apoio da iniciativa privada e convênio com a Prefeitura. O sistema atenderá municípios conveniados com equipamentos de tecnologia de ponta. Contudo, a WEG fará a doação de parte dos equipamentos, reforçando a parceria entre os setores público e privado.
Investimentos e ampliação do efetivo
Entre as ações previstas estão a contratação de agentes temporários para o monitoramento e a ampliação do efetivo, projeto que está avançando no estado. “Jaraguá do Sul funciona porque todo mundo se interessa e essas parcerias fazem a diferença”, afirmou a comandante da 12ª Central Regional da Polícia Militar, coronel Arlene Vilella.
Recursos públicos viabilizam a central de videomonitoramento
A central terá auditório, sala de crise, setor de controle de rádios patrulha e acesso a câmeras em áreas rurais. Mas também, o projeto prevê ainda o uso de ferramentas de inteligência artificial para auxiliar no reconhecimento de padrões e situações suspeitas.
Enfim, o prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner (MDB), afirmou que o investimento reforça o papel da cidade como referência em segurança. “São parcerias que funcionam e fazem Jaraguá do Sul ser diferenciada”, conclui.