O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, publicou um vídeo em suas redes sociais na tarde deste sábado (19), a fim de tranquilizar a população quanto às ocorrências registradas no decorrer do dia em Florianópolis.
O chefe do Executivo estadual informou que, a operação policial resultou em uma morte e sete pessoas presas. Há, ainda, outros dois criminosos foragidos. “Colocaram fogo para intimidar, mas bandido aqui em Santa Catarina não tem moleza”, diz Jorginho no vídeo. Ele destaca na legenda que “todos os focos de vandalismo na Grande Florianópolis foram resolvidos pelas forças de segurança“.
O que motiva fala do governador
Uma guerra entre facções atuantes na Capital teria motivado uma operação da Polícia Militar. A ação prendeu suspeitos, mas outros empreenderam fuga e, para auxiliar, integrantes das organizações criminosas atearam fogo em pontos da região. O objetivo seria desviar a atenção da polícia.
Sobretudo, a PM recomenda que a população evite sair de casa até que a situação esteja totalmente controlada. A corporação já empenhou diversas viaturas, além de helicópteros, a fim de mitigar o caos causado pelas facções e, além disso, encontrar os criminosos foragidos.
De acordo com os bombeiros, pelo menos 17 pontos que haviam sido bloqueados, foram liberados pelas guarnições. Não há registros de pessoas feridas.
Confira abaixo o vídeo do governador: