
O motorista de um caminhão atropelou uma multidão no Réveillon de Nova Orleans, cidade no estado de Luisiana, nos EUA. O atropelamento deixou 10 pessoas mortas e, ao menos, outras 30 feridas, segundo divulgação da agência oficial de preparação para desastres da cidade – NOLA Ready. A ocorrência foi nas primeiras horas desta quarta-feira (1).
A tragédia, que provavelmente foi planejada, aconteceu após a virada de ano. No local, milhares de turistas e moradores se reuniram para assistir a um concerto musical ao ar livre e os fogos de artifício. Entretanto, nos restaurantes aos arredores, também tinha outras apresentações especiais e estavam lotados.
Ainda segundo informações preliminares, o motorista saiu do carro e desferiu disparos de arma de fogo contra a população. Contudo, não foram divulgadas informações oficias a respeito desta arma e se alguém teria sido atingido pelos disparos. E, apesar da presença de 300 agentes alocados na segurança do evento, o motorista conseguiu contornar barricadas.
O que dizem as autoridades
Conforme palavras da prefeita da cidade, LaToya Cantrell, no pronunciamento em rede de televisão, o caso trata-se de um ataque terrorista. Porém, o FBI diz que não foi um atendado e o caso está aos cuidados da polícia. “O 8º Distrito está trabalhando atualmente em um incidente com muitas vítimas envolvendo um veículo que atingiu uma grande multidão na Canal e Bourbon Street”, diz parte da nota.

O governador da Luisiana, Jeff Landry, se manifestou sobre o caso no X (antigo Twitter), lamentando o ato. “Um terrível ato de violência aconteceu na Bourbon Street nesta manhã. Por favor, juntem-se a mim e Sharon [esposa de Landry] em orações por todas as vítimas e às pessoas que as atenderam no local. Eu imploro que todos que estejam próximos ao local evitem a área”, disse.
Por fim, as autoridades pedem que a população evite transitar no local. Agora, as autoridades devem investigar o ocorrido.