Região Brasil

Ministério da Justiça vai propor ações contra o crime organizado

Em Santa Catarina, PGC e PCC seguem disputando a hegemonia do tráfico

Autor
Ministério da Justiça vai propor ações contra o crime organizado
Foto: PGC de Santa ?Catarina foi criado dentro do Presídio de São Pedro de Alcântara. foto: divulgação

O crime organizado tem se estruturado cada vez mais em todo o Brasil, ampliando seus negócios muito além do comércio de drogas e armas. Criadas a partir de grupos de traficantes no rio de Janeiro nos anos 70, com a chamada “Falange Vermelha”, as facções do crime se multiplicaram em cada estado, sempre com nomes próprios e lideranças locais. Em Santa Catarina, o Primento Grupo Catarinense (PGC), que nasceu nas dependências do presídio de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, ganhou no final da década de 2000 a concorrência do PCC paulista.

PUBLICIDADE

O auge das dusputas entre os dois grupos em Santa Catarina ocorreu entre 2009 e 2011, com mortes executadas em ambos os lados, e protestos como a queima de ônibus, principalmente na Capital Florianópolis.

Nesta segunda-feira (7), o Ministério da Justiça e da Segurança Pública em Brasília anunciou a criação de um grupo de trabalho para elaborar diagnósticos e propostas para o enfrentamento do crime organizado no Brasil.

O grupo será coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e terá representantes de órgãos como: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Força Nacional de Segurança Pública e Advocacia-Geral da União.

A portaria que cria o grupo foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (7). Com reuniões quinzenais, o grupo deverá publicar regularmente relatórios internos de suas atividades e terá duração de 60 dias – podendo ser prorrogado por mais 30, mediante justificativa.

O grupo terá como missão apresentar ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, um relatório final dos trabalhos, com sugestões de medidas, inclusive normativas, para combate ao crime organizado.