Região Brasil

Líder do PCC é expulso da Bolívia e levado para presídio em Brasília

Narcotraficante ficará em presídio de segurança máxima

Autor
Líder do PCC é expulso da Bolívia e levado para presídio em Brasília
Foto: Polícia Federal

Após audiência, a Justiça Boliviana decidiu por expulsar o integrante da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Roberto de Almeida. Conhecido como Tuta e apontado como substituto de Marcola, o criminoso foi preso na última sexta-feira (16).

PUBLICIDADE

Desta forma, ele foi entregue à Polícia Federal (PF) em Corumbá, no Mato Grosso do Sul e ficará custodiado na Penitenciária Federal em Brasília. O transporte da fronteira boliviana para Brasília foi realizado em uma aeronave da PF.

Participaram da operação 50 integrantes da Polícia Federal. A escolta até a Penitenciária Federal em Brasília contou com 18 homens da Polícia Penal Federal, além do apoio das polícias Militar e Civil do Distrito Federal.

“O criminoso ficará detido em presídio de segurança máxima do Sistema Penitenciário Federal (SPF), cujo objetivo é isolar lideranças criminosas e presos de alta periculosidade”, informou a PF, em nota.

Prisão do líder do PCC

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A prisão ocorreu após Marcos Roberto comparecer a uma unidade policial boliviana para tratar de questões migratórias. Entretanto, ele se apresentou com um documento do Brasil falso em nome de Maycon da Silva.

A falsidade foi detectada imediatamente pelas autoridades bolivianas. Assim, elas acionaram a Interpol naquele país, e o oficial de ligação da PF, na cidade localizada na parte oriental da Bolívia.

Em ato contínuo estas últimas autoridades acionaram a Interpol e a Polícia Federal em Brasília. A partir do uso de ferramentas de checagem biométrica, as autoridades brasileiras conseguiram confirmar que Maycon era na verdade Marcos Roberto.

O nome dele consta da Lista da Difusão Vermelha da Interpol e de mandados de prisão no Brasil. Com a confirmação da verdadeira identidade, a prisão de Tuta ocorreu pela Força Especial de Luta Contra o Crime Organizado na Bolívia (FELCC).

Por fim, na coletiva, a polícia brasileira ainda não tinha informações sobre apreensões de objetos na prisão do criminoso brasileiro por uso de documento falso.

Com informações da Agência Brasil

Saiba mais detalhes: Preso na Bolívia, integrante do PCC cumprirá pena no Brasil – Guararema News

Relacionadas