Uma mulher de 56 anos morreu em um latrocínio no início da noite desta terça-feira (22), em São José, na Grande Florianópolis. A vítima residia no bairro Forquilhas e saía de casa em seu carro, por volta das 19h35, quando dois homens a abordaram para assaltá-la.
Eles anunciaram o roubo e, de acordo com a Polícia Militar, possivelmente a mulher tentou resistir. Ela tinha uma arma registrada e estava armada no momento da ocorrência.
Em resposta à suposta resistência, a dupla de criminosos atirou no rosto da vítima. Ela não resistiu e morreu ainda no local, antes de receber socorro.
Os suspeitos conseguiram pegar a arma da mulher e posteriormente, fugiram do local. Eles foram embora a pé e, segundo a PM, não foram encontrados até o momento. As autoridades não revelaram a identidade da vítima. O caso está sob investigação.
O que é o latrocínio
O crime latrocínio é uma forma qualificada do crime de roubo, com aumento de pena, quando a violência resulta em morte. A legislação prevê uma pena de 20 a 30 anos de reclusão e multa. Trata-se de um crime hediondo.
O que diferencia o latrocínio do homicídio simples é o dolo (intenção) do criminoso. No latrocínio o dolo é de tomar o objeto da outra pessoa mediante uso de violência ou ameaça, não de lhe tirar a vida, mas a morte acaba ocorrendo pela forma de execução da conduta. Por outro lado, no homicídio a vontade do criminoso é de tirar a vida de outra pessoa.
Atualização: Identificada mulher morta com tiro no rosto em assalto