Região Balneário / Itajaí

Lastro do Silêncio: operação prende 20 foragidos por estupro

Prisões ocorreram em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul

Autor
Lastro do Silêncio: operação prende 20 foragidos por estupro
Foto: Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou entre esta quinta (24) e sexta-feira (25), uma operação denominada Lastro do Silêncio, e prendeu 20 pessoas foragidas pelo crime de estupro. Os suspeitos foram localizados em cidades de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Paraná. A data da ação coincide com o Dia Nacional do Combate ao Estupro, que acontece em 25 de outubro.

PUBLICIDADE

De acordo com a força de segurança, eles foram presos em decorrência de mandados de prisão. Das 20 ordens judiciais, uma foi cumprida em Campo Mourão (PR), outra em Tramandaí (RS), enquanto em Santa Catarina se dividiram em 13 cidades: Florianópolis, São José, Brusque, Palhoça (2), Joinville (2), Itapoá (2), Penha (2), Araranguá (2), Blumenau, Correia Pinto, Videira, Vargeão e Forquilinha.

A polícia especificou ainda que, com exceção de Florianópolis, São José e Brusque, os demais mandados são oriundos de sentenças condenatórias. Já nestas três cidades, tratavam-se de prisões preventivas.

Entre os capturados, está um homem que foi condenado a 21 anos e seis meses de prisão. Ele foi detido nesta quinta em Araranguá, cidade localizada na região Sul do estado.

Lastro do Silêncio

Conforme o titular da Delegacia de Capturas, Allan Antunes Marinho Leandro, a equipe especializada levou 4 meses para apurar as informações sobre os investigados. “Além de retirar criminosos das ruas, a operação destaca a importância das vítimas não ficarem em silêncio com relação aos crimes sexuais”, pontua.

O delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, diz que a operação leva às vítimas a certeza de que seus agressores serão responsabilizados. “O Dia Nacional de Combate ao Estupro, instituído para conscientizar a sociedade sobre a gravidade e os impactos dos crimes sexuais, ganhou ainda mais relevância com a operação ‘Lastro do Silêncio”, afirma.