Região Blumenau

Justiça condena 30 pessoas por organização criminosa em SC

Rede criminosa era chefiada por presidiários e atuava na região do Alto Vale do Itajaí

Autor
Justiça condena 30 pessoas por organização criminosa em SC
Foto: Reprodução/Internet

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) publicou nesta segunda-feira (13) a decisão judicial tomada em relação aos denunciados por organização criminosa, após a Operação Decretados. Essa ação aconteceu em setembro de 2023, na cidade de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, e resultou em 35 prisões. Dos 35 denunciados pelo MPSC, a Justiça condenou 30.

PUBLICIDADE

Conforme informações do MP, a ação conseguiu desarticular a rede criminosa que operava na região há anos. Eles faziam revezamento e troca de integrantes, muitos advindos da Grande Florianópolis e chefiados por pessoas de dentro do sistema prisional. Alguns foram presos em flagrante e já condenados por tráfico e associação ao tráfico. 

A operação aconteceu para desmantelar uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e outros crimes violentos, como roubos e homicídios no município e região. Segundo os autos do processo, a organização criminosa usava armas de fogo e adolescentes, fatos considerados em sentença.

Condenados por organização criminosa

A denúncia pelo Ministério Público de Santa Catarina, contra 35 pessoas, aconteceu em 16 de dezembro de 2023. Porém, diante da sua extensão e do número de réus presos, resultou no agendamento de quatro audiências de instrução e julgamento, com a oitiva de diversas pessoas.

As gravações ultrapassam 14 horas de duração e, após alegações finais pelas partes, na última sexta-feira (10), veio sentença pelo Juízo da 2ª Vara da Comarca de Ituporanga, com a condenação de 30 integrantes. Porém, dois tiveram absolvição e três não encontrados.  

As penas variam de quatro anos e seis meses a sete anos de reclusão, a maioria em regime fechado. 25 réus seguem presos preventivamente. Por fim, existe a possibilidade de recorrer da decisão.