
Um jovem de 19 anos morreu na manhã desta sexta-feira (8), após sofrer uma parada cardiorrespiratória enquanto trabalhava em uma oficina mecânica de Blumenau, no Vale do Itajaí. O estabelecimento fica localizado na Rua Doutor Pedro Zimmermann, bairro Itoupavazinha.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, acionado para prestar socorro à vítima por volta das 09h05, o jovem estava sozinho quando passou mal. Portanto, não foi possível identificar o que teria causado a parada cardiorrespiratória, se causas naturais (segundo relatos, a vítima era cardiopata), ou um possível choque elétrico.
Aos bombeiros, os colegas do jovem relataram que avistaram a vítima já em situação de respiração agônica. Em seguida, o quadro evoluiu para parada cardiorrespiratória.
Quando chegou ao local, a guarnição recebeu apoio da equipe médica de uma Unidade Avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Juntas, as equipes tentaram reanimar o jovem por cerca de 40 minutos, mas não tiveram sucesso. Por fim, o médico do SAMU atestou o óbito e a Polícia Científica recolheu o corpo.
Parada cardiorrespiratória
A parada cardiorrespiratória (PCR) é caracterizada pela interrupção súbita e inesperada da função cardíaca e respiratória, levando à perda da consciência. Se não tratada rapidamente, pode resultar em danos cerebrais irreversíveis e morte.
A PCR ocorre quando o coração para de bater efetivamente e a respiração cessa. Isso impede que o sangue oxigenado circule para os órgãos vitais, incluindo o cérebro, causando danos progressivos.